O que são Mídias Sociais

O que são Mídias Sociais

As mídias sociais são canais que oferecem interação, quer seja por comentários ou por compartilhamento e troca de opiniões.

As mídias sociais são plataformas de comunicação, são a inovação das mídias tradicionais como jornais, revistas, televisão e rádio. Consideramos como mídias sociais plataformas como blogs, sites de compartilhamento de fotos e vídeos, e-mail, mensagens instantâneas, sites de compartilhamento de músicas, grupos de discussões, fóruns online, sistemas de comunicação VOIP e outros.

Enquanto nas mídias sociais um pequeno grupo produzia o conteúdo a ser consumido, as mídias sociais permitem que qualquer pessoa produza e consuma conteúdos nos mais diferentes formatos permitindo interações infinitas, sem determinar quantidade de páginas ou de horas de gravação.

A tecnologia cada vez mais avançada permite que as mídias sociais alcancem um grande número de usuários no mundo, como é o caso do Facebook, uma rede social que tem 1,23 bilhão de usuários de quase todos os países.

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais

Citamos acima o exemplo do Facebook, a maior rede social do mundo é um bom exemplo de mídia social. Mas você sabe qual é a diferença desses dois termos?

Bom, a rede social é uma mídia social, ou seja, uma plataforma de comunicação que permite a troca de informações entre os usuários. Você cria sua conta, convida amigos, posta mensagens, fotos e vídeos e permite que eles comentem, curtam e compartilhe aquele conteúdo que foi postado.

As redes sociais são sites de relacionamento, conectam grupos formando uma grande rede. Entre as redes sociais podemos citar Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e outros.

As mídias sociais são as plataformas usadas para essa interação, incluindo as redes sociais que são grandes geradoras de conteúdo e que permitem essa troca de informações compartilhamento de informações.

 

Mídias Sociais para empresas

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

 

As mídias sociais possuem um poder inegavelmente maior que grandes grupos de mídias tradicionais como é o caso da televisão.

A mobilização e interação social que elas geram conseguem chamar a atenção de milhões de pessoas em pouco tempo, atraindo até a atenção das grandes mídias.

Hoje as mídias sociais fazem parte da vida de quase todos os brasileiros, para se ter uma ideia o Facebook é usado por mais de 80 milhões de brasileiros o que torna nosso país o segundo em número de usuários na rede social.

Diante disso as empresas se preocupam em acompanhar esses avanços mantem perfis em redes sociais, blogs corporativos, sites atualizados frequentemente e oferecendo contato através dessas plataformas.

A ideia de trabalhar com mídias sociais de forma corporativa é manter o cliente em contato com a marca e também ouvi-lo diante das suas reclamações, sugestões e elogios.

As mídias sociais podem ser usadas como instrumentos de marketing de relacionamento, oferecendo ao cliente uma opção para conhecer mais sobre a marca, seus produtos, visão e etc e ao mesmo tempo comentar e trocar experiências com o produto que consumiu.

A empresa que resolve criar um canal nas mídias sociais precisa se atentar quanto ao atendimento rápido, olhando os e-mails, atualizando o site, o blog, e as redes sociais. O interessante é que há serviços que você consegue medir o que o público está falando da sua marca e assim monitorar e medir como anda a sua reputação junto com os internautas.

Essa troca de informações pode ser interessante para que você melhore seus produtos ou até mesmo para destacá-lo diante dos concorrentes ao perceber a grande admiração que seus clientes possuem ao ler os comentários de elogios.

O que podemos concluir é que as mídias sociais são plataformas essenciais para empresas oferecendo grandes formas de manter contato com o público e interagir com ele para que seus produtos e serviços sejam cada vez mais conhecidos e alcancem um grande número de usuários dessa rede cada está em amplo crescimento e que, na maioria das vezes, possuem um baixo custo ou são completamente gratuitas.