Como a produção de conteúdo conquista clientes?

Você sabia que a produção de conteúdo pode te ajudar a conquistar clientes?

Hoje já são mais de 35 milhões de brasileiros que usam o Facebok para conversar com amigos, familiares e para interagir com marcas.  Por este motivo a rede social conseguiu atrair empresas de diversos setores que encontraram um meio para promover seus serviços e produtos.

Desde então investir nas redes sociais se tornou não só uma estratégia de marketing, mas de sobrevivência de muitas empresas. Mas as atualizações recentes da marca fundada por Mark Zuckerbeg têm mostrado que é preciso investir também em outras redes sociais.

O Facebook, para aumentar seu faturamento, tem limitado a visualização de conteúdo para dar destaque a mensagens patrocinadas. Com isso, os números de visualizações de conteúdo diminuíram, prejudicando diversas fan pages (ou páginas de fãs) que passaram a não ter retorno do público.

Outro bom motivo para que sua marca invista em outras redes sociais é a mudança do perfil do público do Facebook: pesquisas recentes mostra que usuários com faixas entre 13 e 24 anos estão trocando o Facebook por outras redes como Instagram, WhatsApp, Snapchat e outros.

O que muda na sua empresa com a produção de conteúdo

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Esses novos dados mudam a estratégia de marketing digital de muitas empresas. Diante do novo cenário é preciso adequar o planejamento para as redes sociais pensando no público alvo.

Por exemplo, se o seu produto está voltado para pessoas na faixa etária apontada acima, talvez o Facebook não seja mais a melhor maneira de atrair os clientes e você vai precisar encontrar outros canais para conversar com esses jovens e investir na produção de conteúdo.

Em contrapartida, o número de pessoas com idades entre 25 e 55 anos só tem aumentado. Se o seu produto for atrativo para quem está nesta faixa etária, o Facebook ainda é a melhor ferramenta para o seu negócio, mas não precisa ser a seu único canal de contato.

O ideal é manter outros canais para conversar com seus clientes, como por exemplo, o e-mail marketing e até mesmo um blog corporativo.

Por muito tempo os empresários e microempresários acreditaram que o blog corporativo seria apenas um modismo, mas há diversos benefícios que essa estratégia de conteúdo pode gerar.

Entre eles a relação constante com o cliente que este canal pode gerar de forma rápida e prática e econômica. Através deles os clientes poderão conhecer mais sobre a marca, seus produtos e lançamentos.

Outro fator importante é a relação com novos clientes que podem chegar até você através dos mecanismos de buscas. Como falamos no texto anterior, os buscadores são responsáveis por boa parte das visitas de um site.

Mas lembre-se: independente do canal escolhido para falar com o público, ter um conteúdo de qualidade é primordial!