Conheça as 30 maiores redes sociais do mundo

Conheça as 30 maiores redes sociais do mundo

As redes sociais oferecem diversas formas de divulgar o seu produto ou serviço, conectando pessoas que tenham interesse no seu negócio e criando relacionamentos e até gerando vendas.

Quando se fala em fazer marketing nas redes sociais muitas pessoas pensam apenas em criar uma página no Facebook sem definir, necessariamente, quais são as estratégias usadas para atrair novos fãs e até mesmo sem pesquisar se o seu público alvo está nesta rede social.

A verdade é que há centenas de redes sociais e que o Facebook, apesar de ser a maior delas, pode não ser a rede social mais indicada para o seu negócio, ou pode não ser a única plataforma que você deva investir para atrair o público.

Quando a empresa pensa em criar perfis nas redes sociais ela precisa entender o que é uma rede social e como ela pode beneficiar seus negócios.

O conceito de rede social é novo e se refere a uma estrutura social composta por pessoas e organizações que se conectam para compartilhar objetivos e valores em comum.

Antes do advento da internet as redes sociais eram grupos formados nos mais diferentes lugares, espaços que conectavam pessoas e promoviam diálogos como escolas, ambiente de trabalho, festas e etc.

Hoje essa mesma interação pode acontecer entre pessoas que não estão no mesmo lugar através da conexão com a internet e por meio de plataformas de mídias sociais, incluindo as redes sociais como sites de relacionamento e comunicadores instantâneos.

As redes sociais mais acessadas no Brasil

redes-sociais-mais-acessadas

Foto: Pixabay

Uma vez inserido nas redes sociais a empresa precisa criar e fomentar essa relação interativa, oferecendo ao público um espaço para comentários e trocas de experiências ao mesmo tempo em que pode se valer desse espaço para mostrar suas inovações e novidades.

Como falamos acima, o Facebook é a rede social mais usada pelas empresas, mas não é a única que serve para criar esta relação com os clientes, você pode conhecer centenas de redes sociais que irão te proporcionar resultados incríveis, desde que você saiba como usá-las.

Se pensarmos em Brasil, o Facebook é a rede social mais acessada, seguido pelo Youtube, Twitter, Ask.fm, Yahoo! Answers Brasil, Instagram, Orkut (que não será mais acessado a partir de 30 de setembro), Badoo, Bate-papo UOL e Google +.

Estudar o público que acessas essas redes é a forma ideal para começar a trabalhar nas redes sociais. Faz parte do planejamento do marketing em redes sociais conhecer bem a plataforma e seus usuários para então traçar ações para chamar a atenção do público e torná-los clientes da marca.

É possível criar estratégias específicas para cada uma das redes sociais, assim como é possível trabalhar com mais de uma delas. O que não pode ser feito é apenas criar um perfil ou fanpage e abandonar o projeto sem postar continuamente e sem responder aos comentários e dúvidas dos internautas.

 

30 maiores redes sociais do mundo

Para você conhecer novas plataformas vamos litas as 30 maiores redes sociais do mundo para que você pesquise e veja quais delas merecem uma atenção especial da sua empresa.

Vale a pena dizer que cada rede social possui suas particularidades, algumas são específicas para compartilhamento de fotos, outras vídeo, outras áudio e músicas, outras interação, paquera, passeios e viagens, outras para trabalho e muito mais.

 

Conheça:

Facebook – Interação entre pessoas e marcas

YouTube – Distribuição de conteúdo em vídeo

Instagram – Aplicativo para divulgação de fotos

Qzone – Rede social chinesa semelhante ao Facebook

Sina Weibo – Serviço de microblog chinês semelhante ao Twitter

Pinterest – Site de álbuns de fotografia

WhatsApp – Serviço de mensagens instantâneas

Google+ – Rede social que permite o compartilhamento de fotos, textos e vídeos

Tumblr – Plataforma de blogging

Line – Aplicativo de mensagens instantâneas

Twitter – Microblog que permite o compartilhamento de mensagens com até 140 caracteres

WeChat – Aplicativo semelhante ao Whatsapp

Snapchat – troca de mensagens que duram poucos segundos

Deezer – Compartilhamento de música

Foursquare – Rede geossocial que permite o usuário indicar onde ele se encontra

CouchSurfing – Rede Social para quem gosta de viajar e quer um local para se hospedar

Fickr – Site de álbuns de fotos

Skoob – Rede social para leitores

Kekanto – Aplicativo brasileiro semelhante ao Foursquare

TripAdVisor – Rede social para troca de informações sobre viagens

LinkedIn – Rede social para perfis profissionais

Badoo – Rede social para encontros e novas amizades

Vimeo – Plataforma para divulgação de vídeos

Twitcam – Oferece a transmissão ao vivo de imagem e som

Second Life – Game que oferece um mundo virtual (segunda vida)

Del.icio.us – Compartilhamento e armazenamento de links

Last.fm – Compartilhamento de músicas

Yelp – avaliação e dicas de lugares para viajar

Waze – Troca de comentários sobre trânsito

Ning – Organizador de rede sociais (permite a criação de novas redes)