O que é Endomarketing

O que é Endomarketing

O Endomarketing é uma ação ligada à comunicação interna, voltada para os funcionários da própria empresa usando técnicas do marketing aliadas aos conceitos de recursos humanos.

Este serviço está ligado à administração da empresa usando elementos do marketing tradicional que fala com o público externo, mas voltado para o ambiente interno das corporações.

A ideia é convencer os próprios funcionários sobre o produto que é oferecido aos consumidores, ligando três pessoas importantes para a marca: cliente, produto e empregado.

É através do endomarketing que as empresas vendem um produto ou ideia aos seus funcionários, através de ações que os fidelizem da mesma forma como é feito com o cliente externo.

O funcionário que passa pelo processo de endomarketing passa a entender a importância de seu trabalho e se torna consciente de que suas atividades são importantes para o sucesso da empresa.

 

Endomarketing x Comunicação Interna

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Se a comunicação interna visa interligar funcionários, colaboradores e acionistas e criar uma clima de trabalho harmonioso e agradável, o endomarketing vai “vender” ao funcionário o produto ou serviço que é oferecido aos clientes.

O objetivo é melhorar o nível de comprometimento da equipe, por ser uma ação interna para atingir um público menor, as ações do marketing se tornam menos complexas  e mais suscetíveis ao sucesso.

Mas não é tão simples assim criar um plano de endomarketing. É preciso ter cuidados para unir os interesses em comuns dos funcionários internos. O ponto de maior dificuldade está ligado à gestão de pessoas, que pode interferir diretamente no resultado final do endomarketing.

É por conta desta gestão que o processo não está diretamente na alçada da comunicação interna e sim da administração da empresa e da área de Recursos Humanos. O conceito de Endomarketing é algo completamente novo, criado em 1995 por Saul Bekin. A base é encantar os funcionários com as mesmas ferramentas usadas para proporcionar satisfação aos clientes.

A comunicação interna tem seu papel de oferecer informações e conhecimento, já o endomarketing vai trabalhar a motivação do trabalhador, mostrando a importância do produto por ele fabricado.

O endomarketing acontece através da troca de informações com o público interno mostrando aos funcionários a missão, visão e valores da empresa.

É através dessa comunicação o empregado passa a ser visto como o primeiro cliente, se ele se mostrar satisfeito com o produto ou serviço que ele ajuda a colocar no mercado, ele vai se sentir mais motivado e vai trabalhar melhor.

 

Por que o endomarketing é importante

Apesar de ser um conceito novo, o endomarketing é cada vez mais necessário para as empresas, pois se bem estruturado consegue melhorar a motivação dos funcionários e assim aumentar a qualidade dos serviços.

Diversas pesquisas atestam que a insatisfação dos funcionários com a empresa está ligada à falta de informação e comunicação entre empregado e empregador. Essa brecha na comunicação pode ser diminuída através de ações como reuniões, jornais internos, exposições, murais, painéis, intranet, vídeos institucionais, e outras.

Além de mostrar os valores da empresa, também é possível pedir o feedback dos funcionários para anotar os pontos negativos do dia a dia do trabalho para melhorá-los.

O trabalho do endomarketing é essencial no processo de comunicação não apenas de grandes empresas, mas de médias e pequenas.