As redes sociais oferecem diversas formas de divulgar o seu produto ou serviço, conectando pessoas que tenham interesse no seu negócio e criando relacionamentos e até gerando vendas.
Quando se fala em fazer marketing nas redes sociais muitas pessoas pensam apenas em criar uma página no Facebook sem definir, necessariamente, quais são as estratégias usadas para atrair novos fãs e até mesmo sem pesquisar se o seu público alvo está nesta rede social.
A verdade é que há centenas de redes sociais e que o Facebook, apesar de ser a maior delas, pode não ser a rede social mais indicada para o seu negócio, ou pode não ser a única plataforma que você deva investir para atrair o público.
Quando a empresa pensa em criar perfis nas redes sociais ela precisa entender o que é uma rede social e como ela pode beneficiar seus negócios.
O conceito de rede social é novo e se refere a uma estrutura social composta por pessoas e organizações que se conectam para compartilhar objetivos e valores em comum.
Antes do advento da internet as redes sociais eram grupos formados nos mais diferentes lugares, espaços que conectavam pessoas e promoviam diálogos como escolas, ambiente de trabalho, festas e etc.
Hoje essa mesma interação pode acontecer entre pessoas que não estão no mesmo lugar através da conexão com a internet e por meio de plataformas de mídias sociais, incluindo as redes sociais como sites de relacionamento e comunicadores instantâneos.
As redes sociais mais acessadas no Brasil
Uma vez inserido nas redes sociais a empresa precisa criar e fomentar essa relação interativa, oferecendo ao público um espaço para comentários e trocas de experiências ao mesmo tempo em que pode se valer desse espaço para mostrar suas inovações e novidades.
Como falamos acima, o Facebook é a rede social mais usada pelas empresas, mas não é a única que serve para criar esta relação com os clientes, você pode conhecer centenas de redes sociais que irão te proporcionar resultados incríveis, desde que você saiba como usá-las.
Se pensarmos em Brasil, o Facebook é a rede social mais acessada, seguido pelo Youtube, Twitter, Ask.fm, Yahoo! Answers Brasil, Instagram, Orkut (que não será mais acessado a partir de 30 de setembro), Badoo, Bate-papo UOL e Google +.
Estudar o público que acessas essas redes é a forma ideal para começar a trabalhar nas redes sociais. Faz parte do planejamento do marketing em redes sociais conhecer bem a plataforma e seus usuários para então traçar ações para chamar a atenção do público e torná-los clientes da marca.
É possível criar estratégias específicas para cada uma das redes sociais, assim como é possível trabalhar com mais de uma delas. O que não pode ser feito é apenas criar um perfil ou fanpage e abandonar o projeto sem postar continuamente e sem responder aos comentários e dúvidas dos internautas.
30 maiores redes sociais do mundo
Para você conhecer novas plataformas vamos litas as 30 maiores redes sociais do mundo para que você pesquise e veja quais delas merecem uma atenção especial da sua empresa.
Vale a pena dizer que cada rede social possui suas particularidades, algumas são específicas para compartilhamento de fotos, outras vídeo, outras áudio e músicas, outras interação, paquera, passeios e viagens, outras para trabalho e muito mais.
Conheça:
Facebook – Interação entre pessoas e marcas
YouTube – Distribuição de conteúdo em vídeo
Instagram – Aplicativo para divulgação de fotos
Qzone – Rede social chinesa semelhante ao Facebook
Sina Weibo – Serviço de microblog chinês semelhante ao Twitter
Pinterest – Site de álbuns de fotografia
WhatsApp – Serviço de mensagens instantâneas
Google+ – Rede social que permite o compartilhamento de fotos, textos e vídeos
Tumblr – Plataforma de blogging
Line – Aplicativo de mensagens instantâneas
Twitter – Microblog que permite o compartilhamento de mensagens com até 140 caracteres
WeChat – Aplicativo semelhante ao Whatsapp
Snapchat – troca de mensagens que duram poucos segundos
Deezer – Compartilhamento de música
Foursquare – Rede geossocial que permite o usuário indicar onde ele se encontra
CouchSurfing – Rede Social para quem gosta de viajar e quer um local para se hospedar
Fickr – Site de álbuns de fotos
Skoob – Rede social para leitores
Kekanto – Aplicativo brasileiro semelhante ao Foursquare
TripAdVisor – Rede social para troca de informações sobre viagens
LinkedIn – Rede social para perfis profissionais
Badoo – Rede social para encontros e novas amizades
Vimeo – Plataforma para divulgação de vídeos
Twitcam – Oferece a transmissão ao vivo de imagem e som
Second Life – Game que oferece um mundo virtual (segunda vida)
Del.icio.us – Compartilhamento e armazenamento de links
Last.fm – Compartilhamento de músicas
Yelp – avaliação e dicas de lugares para viajar
Waze – Troca de comentários sobre trânsito
Ning – Organizador de rede sociais (permite a criação de novas redes)
Leiliane Lopes é jornalista com mais de 18 anos de experiência. Passou por redações de revistas, jornais, portais de notícias e atuou em agências de assessoria de imprensa e marketing digital.