Na hora de criar ou reestruturar seu negócio é preciso tomar duas medidas essenciais para ter êxito e se destacar entre a concorrência: Análise de Mercado e Plano de Marketing.
Essas duas etapas fazem parte do planejamento fundamental e elas te darão instrumentos que servirão para estruturar a sua marca, produto ou serviço. Na verdade, essas duas ferramentas não são indicadas apenas para o início da empresa, mas sempre que um novo produto for colocado no mercado ou quando novos serviços forem desenvolvidos.
Será através da análise de mercado e plano de marketing que você vai, primeiramente conhecer as necessidades do seu público-alvo e com isso identificar as necessidades e desejos desses clientes para poder então criar seu plano de marketing e divulgar a sua empresa.
Ambas as fases merecem atenção, uma equipe especializada deve ser formada para realizar essas etapas com cuidado para que não haja falhas durante o processo de coleta de dados nem na hora de criar o plano que será usado para destacar o seus serviços diante dos demais que já estão no mercado.
Análise de Mercado o que é como fazer
A análise de mercado deve começar com a definição do público-alvo. Quem são os clientes que se interessarão pela sua marca, produto ou serviço? Tendo esta resposta, a próxima etapa será o estudo desse público um passo importante para identificar características gerais do cliente.
Isso pode ser feito através de uma empresa especializada em análise de mercado e plano de marketing que poderá, entre outras coisas, fazer questionários estruturados e entrevistas para observar as demandas do público-alvo e até mesmo observar seus concorrentes.
Perguntas como faixa etária, sexo, renda familiar, ramo de atuação, tamanho da família e escolaridade são as mais importantes para empresas que ofereçam produtos e serviços direto ao consumidor.
Já para quem presta serviço para outras empresas as perguntas chaves são o público-alvo do seu cliente, qual o tipo de produto ou serviço que ele oferece, quanto tempo está no mercado, quantos empregados possui, se tem filiais ou franquias, qual a sua capacidade de pagamento e como é a sua imagem no mercado.
Feito isso a análise de mercado precisa investigar o comportamento desse cliente e suas necessidades e interesses pelo que a sua marca oferece. Assim será possível entender de quanto em quanto tempo o seu serviço será consumido por uma só pessoa/empresa, o que o leva a comprar e etc.
Plano de Marketing como criar
A análise de mercado e plano de marketing andam juntas, diversas perguntas serão respondidas até que a empresa tenha em mãos todas as informações essenciais sobre seus clientes e sobre como eles poderão reagir em relação ao seu produto.
Nesse mesmo primeiro passo a marca já poderá responder questões como o preço de produto ou serviço, quais serão as formas de pagamento, como será a pré-venda e a pós-venda, e quais serão os fornecedores que te prestarão apoio para criar os produtos, além, claro, de conhecer que são os seus concorrentes e o que eles oferecem.
Com essas informações em mãos o plano de marketing começará a ser definido, pois você já terá a informação sobre a viabilidade do seu negócio, algo essencial para evitar crises e até mesmo a falência precoce da empresa.
O plano de marketing será formado a partir da definição de objetivos e metas, a estratégia para o plano de ação será a formação de uma estratégia para que a empresa consiga atingir seus objetivos e metas.
A análise de mercado e plano de marketing são etapas essenciais que complementam o plano de negócios que a empresa deve fazer em primeiro lugar, assim será mais fácil formular estratégicas e desenvolvê-las.
O desenvolvimento do plano de marketing tem três passos: o 1º é a estratégia que irá explicar as ações que deverão ser tomadas para alcançar o objetivo. O 2º passo é o orçamento de marketing que irá definir a estrutura comercial do seu produto. O 3º passo será o plano de ação que irá definir as datas das ações e tudo que será realizado para divulgar a marca e mostrá-la ao público.
Leiliane Lopes é jornalista com mais de 18 anos de experiência. Passou por redações de revistas, jornais, portais de notícias e atuou em agências de assessoria de imprensa e marketing digital.