Leiliane Lopes
É muito importante que você entenda o funil de marketing, também chamado de jornada do consumidor, para poder criar estratégias para atrair e conquistar novos clientes para o seu negócio.
O funil de vendas tem três etapas:
Descoberta – Quando o cliente descobre sua marca através de um conteúdo que o atrai por resolver um problema que ele tem.
Consideração – Quando o cliente começa a considerar adquirir um produto ou serviço que resolva o seu problema.
Decisão – Quando o cliente resolve contratar alguém para resolver o problema.
O funil de venda serve para mostrar as etapas que o consumidor passa até que ela decida comprar um produto ou serviço.
Da descoberta de uma solução até ele decidir qual empresa contratar, há uma processo, e as marcas que conseguem atrair e manter essa audiência consegue ganhar o cliente.
Conteúdo para cada etapa do funil de marketing
Temos então no topo do funil uma quantidade maiores de pessoas que possuem um desejo ou problema e estão utilizando a internet para saber mais sobre o que elas precisam.
Antes de produzir conteúdo para esta etapa, é muito importante ter uma persona construída para então listar os problemas e dores que guiarão nossa estratégia de atração.
No topo do funil de marketing o cliente não está buscando uma marca em específico, mas sim uma solução.
Podemos criar blog posts com conteúdos que resolvam esses problemas.
Exemplo: Uma loja de roupa feminina que oferece produtos de estilo casual ou esportivo.
Um bom conteúdo de topo de funil seriam dicas de como se vestir melhor, o título poderia ser “15 dicas de como se vestir bem”.
No meio do funil é quando a conversão começa a acontecer, por isso, mais do que oferecer um conteúdo relevante, precisamos que este leitor deixe um contato para receber informações sobre sua marca e serviços.
Um bom conteúdo para esta etapa são blog posts mais completos, e-books ou outros materiais ricos.
Para o exemplo da loja de roupas, poderíamos criar um blog post chamado “Guia completo de como combinar jeans” ou até mesmo um e-book onde, para ter acesso, a pessoa tenha que deixar um e-mail.
No fundo do funil é quando o cliente tem que desejar escolher a sua empresa entre os concorrentes. Que tal criar conteúdo mostrando seus diferenciais?
Um exemplo de conteúdo para fundo de funil: Um blog post com o título de “5 peças para você comprar agora e ficar mais bonita”, listando algumas peças que você tenha na sua loja.
Leiliane Lopes é jornalista com mais de 18 anos de experiência. Passou por redações de revistas, jornais, portais de notícias e atuou em agências de assessoria de imprensa e marketing digital.