Criar conteúdo de valor é cada vez mais necessário diante de tantas transformações que o meio digital tem trazido para as empresas.
Por isso dizemos que o conteúdo é rei, uma verdade cada vez mais incontestável quando falamos em presença online.
Da descrição dos produtos, às legendas das redes sociais, você precisa aprender a agregar valor nas palavras e assim atrair a audiência.
Mas afinal, o que é agregar valor? Como posso fazer isso? Por que isso é tão importante?
É sobre isso que vamos falar neste post, dando informações concretas para você começar agora mesmo a fazer um conteúdo valioso para sua audiência.
O que é conteúdo de valor?
Conteúdo de valor é tudo que gera impacto ou pode transformar a vida do seu cliente de alguma forma.
Ensinar algo, motivar, inspirar, solucionar dúvidas, oferecer conselhos, dar dicas, mostrar truques… há muitas formas de agregar valor à mensagem que pretende transmitir.
Mas na hora de definir o que é ou não valioso para o seu cliente, você precisa ter uma persona bem desenhada para criar conteúdos que façam sentido.
Com apoio de uma empresa de produção de conteúdo você consegue encontrar a persona e planejar conteúdos específicos para elas.
Mas no geral, o conteúdo de valor envolve a sua experiência (visão ou opinião sobre o assunto) e o porquê e o quê do seu cliente/persona.
O que o seu cliente quer e o que você tem a oferecer? É somando essas duas questões que planejamos um conteúdo valioso capaz de fidelizar o cliente e torná-lo fã de sua marca.
Como criar conteúdos valiosos
A produção de conteúdo deve ser constante, ou seja, você sempre tem que oferecer valor nas mensagens que transmite.
Posts nos blogs, postagens nas redes sociais, e-mail marketing, e qualquer outro canal que sua empresa tiver.
Mas como você pode criar esses conteúdos?
Bom, indicamos que você comece com o porquê do seu cliente. Quais são as maiores dúvidas/dores que ele sente quando está precisando dos seus produtos ou serviços?
Contextualize essas dúvidas e a transforme em ideias de conteúdo.
Também pense nas suas metas de vendas, sempre considerando o funil de venda para levar o possível cliente a te conhecer, gostar de você até ele resolver comprar o seu produto ou serviço.
Essas etapas podem te ajudar a criar um calendário editorial certeiro, com conteúdo de valor que irá te ajudar a vender mais.
Mas não deixe de colocar em seus conteúdos a sua experiência, contar a sua história, dar opinião ou visão sobre o tema que seja relevante para o público.
Assim, você mostra que é especialista e que pode ajudar a audiência.
Nessa jornada de criar conteúdo de valor não podemos esquecer dos formatos de conteúdo que podem ser posts para redes sociais, blogs, vídeos para o Youtube, podcasts e etc.
Escolha os melhores canais para distribuir o seu conteúdo e, para isso, é preciso pensar em quais plataformas a sua persona está.
Isso quer dizer que você não precisa estar em todas as redes sociais que existem, mas que deve criar perfis profissionais apenas nas plataformas interessantes para o seu público.
Aqui, dependendo do setor da empresa, sempre indicamos os seguintes canais: Blog dentro do próprio site (ou loja virtual), Instagram e Facebook. Para empresas B2B, indicamos esses canais e também o LinkedIn.
Leiliane Lopes é jornalista com mais de 18 anos de experiência. Passou por redações de revistas, jornais, portais de notícias e atuou em agências de assessoria de imprensa e marketing digital.